Ensino Regular e Profissional – AEQB | Agrupamento de Escolas Queluz-Belas

OFERTA FORMATIVA 2024-2025

Novidades:

Newsletter Julho – Cursos Profissionais – 2024 – 2025

AEQB_Newsletter CP - julho - 2425

ENSINO REGULAR

A educação pré-escolar destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar.

A frequência da educação pré-escolar é facultativa.

Escolas do agrupamento com educação Pré-escolar:

Escola Básica Nº 3 de Belas

Rua do Campo
2605-206 Belas

214 314 426
coord.belas3@espan.edu.pt

Escola Básica Nº 5 de Belas

Eng. José Sousa Santana Marques
2605-194 Belas

214 353 074
coord.belas5@espan.edu.pt

Escola Básica Mário Cunha Brito

Rua Costa Reis
2605-206 Belas

214 313 382
coord.mcbrito@espan.edu.pt

Escola Básica Pego Longo

Bairro do Pego Longo
Rua da Escola
2605-122 Belas

214 365 488
coord.plongo@espan.edu.pt

Escola Básica do Pendão

Largo do Alto dos Moínhos
2745-017 Queluz

214 343 200
coord.pendao@espan.edu.pt

Escola Básica de Queluz Nº 2

Av. Paiva Couceiro
Queluz

214 357 357
coord.queluz2@espan.edu.pt

O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os cidadãos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.

O ensino básico é universal, obrigatório e gratuito e tem a duração de nove anos.

O ensino básico compreende três ciclos sequenciais, sendo o 1.º de quatro anos, o 2.º de dois anos e o 3.º de três anos, organizados nos seguintes termos:

  • No 1.º ciclo, o ensino é globalizante, da responsabilidade de um professor único, que pode ser coadjuvado em áreas especializadas;
  • No 2.º ciclo, o ensino organiza-se por áreas interdisciplinares de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área;
  • No 3.º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas.

1 – A articulação entre os ciclos obedece a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada ciclo a função de completar, aprofundar e alargar o ciclo anterior, numa perspetiva de unidade global do ensino básico.

2 – Os objetivos específicos de cada ciclo integram-se nos objetivos gerais do ensino básico, nos termos dos números anteriores e de acordo com o desenvolvimento etário correspondente, tendo em atenção as seguintes particularidades:
a) Para o 1.º ciclo, o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social, das expressões plástica, dramática, musical e motora;
b) Para o 2.º ciclo, a formação humanística, artística, física e desportiva, científica e tecnológica e a educação moral e cívica, visando habilitar os alunos a assimilar e interpretar crítica e criativamente a informação, de modo a possibilitar a aquisição de métodos e instrumentos de trabalho e de conhecimento que permitam o prosseguimento da sua formação, numa perspetiva do desenvolvimento de atitudes ativas e conscientes perante a comunidade e os seus problemas mais importantes;
c) Para o 3.º ciclo, a aquisição sistemática e diferenciada da cultura moderna, nas suas dimensões humanística, literária, artística, física e desportiva, científica e tecnológica, indispensável ao ingresso na vida ativa e ao prosseguimento de estudos, bem como a orientação escolar e profissional que faculte a opção de formação subsequente ou de inserção na vida ativa, com respeito pela realização autónoma da pessoa humana.

3 – Em escolas especializadas do ensino básico podem ser reforçadas componentes de ensino artístico ou de educação física e desportiva, nem prejuízo da formação básica.

4 – A conclusão com aproveitamento do ensino básico confere o direito à atribuição de um diploma, devendo igualmente ser certificado o aproveitamento de qualquer ano ou ciclo, quando solicitado.

Escolas do agrupamento com Ensino Básico – 1º CEB:

Escola Básica Nº 2 de Belas

Rua Alice Vieira
2605-108 Belas

214 310 562
coord.belas2@espan.edu.pt

Escola Básica Nº 3 de Belas

Rua do Campo
2605-206 Belas

214 314 426
coord.belas3@espan.edu.pt

Escola Básica Nº 5 de Belas

Eng. José Sousa Santana Marques
2605-194 Belas

214 353 074
coord.belas5@espan.edu.pt

Escola Básica Mário Cunha Brito

Rua Costa Reis
2605-206 Belas

214 313 382
coord.mcbrito@espan.edu.pt

Escola Básica Pego Longo

Bairro do Pego Longo
Rua da Escola
2605-122 Belas

214 365 488
coord.plongo@espan.edu.pt

Escola Básica Pendão

Largo do Alto dos Moínhos
2745-017 Queluz

214 343 200
coord.pendao@espan.edu.pt

Escola Básica de Queluz Nº 2

Av. Paiva Couceiro
Queluz

214 357 357
coord.queluz2@espan.edu.pt

Escolas do agrupamento com Ensino Básico – 2º e 3º CEB:

Escola Básica 2/3 Prof. Galopim de Carvalho

Largo da Boa Esperança
745-378 Queluz

214 342 010
 Coord.pgcarvalho@espan.edu.pt

Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (ESPAN)

Avenida Paiva Couceiro
2745-190 Queluz

214 343 200
geral@espan.edu.pt

Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (ESPAN)

Escola Secundária Padre Alberto Neto – Queluz
Av. Paiva Couceiro
2745-190 Queluz

www.espan.edu.pt
214 343 200
geral@espan.edu.pt

ENSINO SECUNDÁRIO - ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL 25-26

FORMULÁRIO DE INTENÇÃO DE MATRÍCULA

A escola propõe para o próximo triénio 2025/2028 os seguintes cursos profissionais:

– Técnico/a de Apoio à Gestão
– Técnico/a de Animação 2D e 3D
– Técnico/a de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade
– Técnico/a de Desenho Digital 3D
– Técnico/a de Informática – Sistemas
– Técnico/a de Proteção Civil

Intenção de matrícula até dia 10 de junho. Vagas limitadas.

NOTA IMPORTANTE:
A abertura dos cursos está condicionada ao número de alunos e à aprovação pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Estes dados destinam-se apenas a uma intenção e não dispensam a matrícula, que terá de ser efetuada no Portal das Matrículas.

PONTOS DE CRÉDITO: 182,25

 

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Efetuar a instalação, a configuração e a manutenção de ferramentas, equipamentos e sistemas informáticos, suportados em diferentes plataformas e sistemas operativos, e proceder à gestão e administração de base de dados e ao desenvolvimento de software, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

 

Atividades a Desempenhar

  • Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais e sistemas operativos e utilitários, de acordo com as necessidades dos utilizadores e a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.
  • Proceder à instalação, configuração e parametrização de aplicações de gestão empresarial, tendo em conta o plano de instalação, os requisitos funcionais e o plano de acessos adequados ao cliente ou serviço, utilizando o software adequado, nomeadamente, utilizando ferramentas aplicacionais como o processamento de texto, folha de cálculo e apresentação gráfica.
  • Proceder à gestão e administração de bases de dados, a fim de implementar um sistema de informação numa organização ou empresa, tendo em conta os sistemas informáticos adequados.
  • Desenvolver e implementar sistemas de Intranet e Internet, com recurso ao hipertexto, hipermédia e acesso a bases de dados.

 

Saídas Profissionais

  • Técnico/a de Instalação e Manutenção de Computadores
  • Técnico/a de Redes Informáticas
  • Técnico/a de Suporte Técnico
  • Administrador/a de Sistemas
  • Técnico/a de Helpdesk
  • Programador/a de Software
  • Gestor/a de Conteúdos
  • Assistente de Gestão de Sistemas de Informação
  • Instalador/a de Software e Equipamentos
  • Colaborador/a em Empresas de Serviços Informáticos

 

Locais para exercer atividade

  • Departamentos de informática
  • Empresas de manutenção de hardware e vendedores de equipamentos informáticos
  • Empresas de assistência técnica, consultoria ou venda de soluções informáticas

 

Prosseguimento de Estudos

  • Engenharia Informática
  • Redes e Sistemas Informáticos
  • Tecnologias de Informação
  • Cibersegurança
  • Administração de Sistemas
  • Engenharia de Computadores

PONTOS DE CRÉDITO: 193,50

 

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Assegurar a aplicação dos procedimentos técnico – administrativos necessários à elaboração, aplicação e atualização, dos instrumentos gerais de gestão, na empresa ou serviço público.

 

Atividades a desempenhar

  • Recolher, selecionar e preparar a informação contabilística e financeira, para posterior análise e cumprimento das obrigações da gestão.
  • Colaborar na identificação das necessidades de aprovisionamento e na escolha de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade da empresa ou serviço público.
  • Colaborar no desenvolvimento da política de marketing.
  • Colaborar na organização e controlo dos procedimentos definidos para a aplicação e a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Executar e/ou assegurar a execução de tarefas administrativas de apoio à gestão de recursos humanos.

 

Saídas Profissionais

  • Assistente Administrativo/a
  • Técnico/a de Contabilidade
  • Assistente de Recursos Humanos
  • Técnico/a de Faturação e Tesouraria
  • Assistente de Gestão Comercial
  • Técnico/a de Apoio à Gestão de Pequenas Empresas
  • Auxiliar de Gabinete de Contabilidade ou Apoio à Gestão

 

Locais para exercer atividade

  • Administração pública
  • Gabinetes de contabilidade e fiscalidade
  • empresas de consultoria
  • Empresas de recursos humanos
  • Empresas / Instituições de vários setores de atividade

 

Prosseguimento de Estudos

  • Gestão
  • Contabilidade e Fiscalidade
  • Administração
  • Recursos Humanos
  • Economia
  • Gestão de Empresas

PONTOS DE CRÉDITO: 189,00

 

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Desenvolver e integrar as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes virtuais.

 

Atividades a desempenhar

  • Produzir elementos virtuais para visualização tridimensional nas áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, promoção imobiliária, design, televisão, cinema e publicidade.
  • Elaborar peças desenhadas para apoio a gabinetes e empresas de projetos
  • Interpretar e analisar desenhos técnicos tendo em conta a observância de normas e regulamentos existentes, aumentando as capacidades analíticas.
  • Produzir desenho livre, imagens, elementos animados e processos interativos de apresentação e visualização tridimensional.
  • Colaborar em estudos diversos através da materialização tridimensional virtual.
  • Produzir dossiers de apresentação e comunicação bem como elementos interativos tridimensionais.
  • Integrar modelação tridimensional em fotografias e captação vídeo real para análise das variantes ambientais/ecológicas no impacto de projetos de arquitetura, engenharia e urbanismo, promoção imobiliária, design, televisão, cinema e publicidade.
  • Efetuar edição e pós-produção vídeo para apresentação e divulgação em plataformas virtuais.

 

Saídas Profissionais

  • Modelado/animador 3D
  • Motion designer 3D
  • Desenhador/a de arquitetura/engenharia
  • Design de interiores e equipamento
  • Design de jogos digitais
  • 3D artist
  • Visualização científica 3D

 

Locais para exercer atividade

  • Ateliês de arquitetura, design e publicidade
  • Gabinetes de apoio técnico
  • Produtoras de televisão e cinema, editoras de ilustração e animação digital
  • Edição de ilustração científica
  • Produtoras de jogos digitais e animação multimédia

 

Prosseguimento de Estudos

  • Design de Comunicação
  • Multimédia
  • Animação e Jogos Digitais
  • Artes Visuais e Tecnologias
  • Engenharia Multimédia
  • Produção de Conteúdos Digitais
  • Cinema e Imagem

 

Prosseguimento de Estudos

  • Design de Comunicação
  • Multimédia
  • Animação e Jogos Digitais
  • Artes Visuais e Tecnologias
  • Engenharia Multimédia
  • Produção de Conteúdos Digitais
  • Cinema e Imagem

PONTOS DE CRÉDITO: 189,00

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Criar animações de imagens, manual ou digitalmente, a conceber o grafismo e o movimento em 2D / 3D, dotando os acontecimentos, objetos, ações e os gestos das personagens, de uma aparência de vida, utilizando as técnicas, os suportes e os requisitos artísticos necessários.

 

Atividades a desempenhar:

  • Criar os personagens, objetos, acessórios, veículos, cenários e ambientes em 2D ou em 3D de um produto de animação através de uma série de imagens sucessivas que decompõem a narrativa em fases, planos e sequências
  • Criar os modelos que definem os parâmetros expressivos dos movimentos dos personagens assim como a criação das fases principais, intermediárias e complementares da animação dos personagens
  • Organizar, dirigir e acompanhar todos os trabalhos de execução e da montagem necessários à realização de uma animação em 2D / 3D conforme aos critérios técnicos adotados e aos requisitos artísticos exigidos.

 

Saídas Profissionais

  • Character Designer
  • Storyboard Artist
  • Editor/a de Vídeo com Animação
  • Técnico/a de Pós-Produção
  • Ilustrador/a Digital
  • Técnico/a de Motion Graphics

 

Locais para exercer atividade

  • Agências de publicidade
  • Gabinetes de marketing/comunicação
  • Produtoras de conteúdos, cinema e animação
  • Produtoras de jogos

 

Prosseguimento de Estudos

  • Animação Digital
  • Design de Comunicação
  • Multimédia
  • Artes Visuais e Tecnologias
  • Cinema e Audiovisual
  • Jogos Digitais
  • Produção de Conteúdos Interativos

PONTOS DE CRÉDITO: 189,00

 

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Participar no planeamento e desenvolvimento de estratégias de marketing e de comunicação da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, através das relações públicas e da publicidade.

 

Atividades a desempenhar

  • Acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional.
  • Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização.
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré-estabelecidos/definidos.
  • Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação.
  • Participar na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades.
  • Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização.
  • Participar na organização e operacionalização de contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno e externo) da organização.
  • Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
  • Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social.
  • Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais.

 

Saídas Profissionais

  • Técnico/a de Marketing
  • Assistente de Comunicação
  • Técnico/a de Publicidade
  • Assistente de Relações Públicas
  • Gestor/a de Redes Sociais (Social Media Assistant)
  • Técnico/a de Merchandising
  • Promotor/a Comercial
  • Colaborador/a em Departamentos Comerciais

 

Locais para exercer atividade

  • Empresas de comunicação, marketing e publicidade
  • Gabinetes de comunicação de entidades públicas ou privadas
  • Empresas de organização de eventos
  • Orgãos de comunicação social

 

Prosseguimento de Estudos

  • Marketing
  • Comunicação Empresarial
  • Publicidade e Relações Públicas
  • Ciências da Comunicação
  • Marketing Digital
  • Gestão Comercial

PONTOS DE CRÉDITO: 198,00

 

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Desenvolver atividades de prevenção de riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, assim como participar no planeamento de atividades de atenuação dos seus efeitos, de proteção, socorro e assistência às pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

 

Atividades a desempenhar

  • Participar no levantamento, previsão, avaliação e prevenção dos riscos coletivos de origem natural ou tecnológica:
  • Participar na inventariação dos meios e recursos disponíveis e dos mais facilmente mobilizáveis ao nível local e regional.
  • Participar no planeamento de soluções de emergência, visando a busca, o salvamento, a prestação de socorro e de assistência, bem como a evacuação, alojamento e abastecimento das populações:
  • Prestar apoio na avaliação e implantação de sistemas de prevenção contra riscos de origem natural ou tecnológica:
  • Participar em vistorias e auditorias de segurança ou outras no domínio da proteção civil.
  • Participar na implementação de projetos em proteção civil.
  • Colaborar em estudos e na divulgação de formas adequadas de proteção dos edifícios em geral, de monumentos e de outros bens culturais, de instalações de serviços essenciais, bem como do ambiente e dos recursos naturais.
  • Participar em campanhas de informação e formação das populações, visando a sua sensibilização em matéria de autoproteção e de colaboração com as autoridades.
  • Participar na elaboração de relatórios técnicos e manter informado o seu superior hierárquico.

 

Saídas Profissionais

  • Técnico de Proteção Civil
  • Agente de Proteção Civil em Autarquias
  • Operador de Central de Emergência
  • Técnico em Empresas de Segurança e Emergência
  • Colaborador em Associações Humanitárias de Bombeiros
  • Técnico de Gestão de Risco
  • Técnico de Segurança em Atividades de Risco

 

Locais para exercer atividade

  • Autarquias locais
  • Gabinetes de serviço de proteção civil
  • Gabinetes de segurança em empresas públicas e privadas
  • Empresas de consultaria em segurança e gestão de risco

 

Prosseguimento de estudos

  • Proteção Civil e Socorro
  • Engenharia do Ambiente
  • Segurança no Trabalho
  • Gestão de Emergência
  • Geografia e Riscos Naturais

Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade e que procurem um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, não excluindo a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos. 

No AEQB, a carga horária organiza-se segundo unidades letivas de 50 minutos. 

O currículo dos cursos profissionais integra o plano curricular organizado nos termos previstos na matriz curricular -base constante no anexo VIII ao Decreto -Lei n.º 55/2018, de 6 de julho. 

a) Carga horária não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular, a formação em contexto de trabalho e o seu projeto de flexibilidade.

b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, iniciará obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.

c) A escola opta pelo desenvolvimento da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação ou por uma Oferta de Escola, de frequência obrigatória, gerindo a carga horária em função da necessidade de reforço das aprendizagens.

d) Disciplinas científicas de base a fixar nos referenciais de formação do CNQ, em função das qualificações profissionais a adquirir.

e) Unidades de formação de curta duração desenvolvidas de acordo com os respetivos referenciais de formação constantes do CNQ, observando as orientações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I. P., designadamente nos cursos enquadrados em regime provisório no CNQ, para os quais se mantêm as três a quatro disciplinas definidas nos planos de estudo publicados nas portarias de criação de cada curso, devendo ser aplicados os respetivos programas em vigor.

f) Componente desenvolvida com o contributo de disciplinas e componentes de formação.

g) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa, com uma carga horária anual nunca inferior a 54 horas nos três anos do ciclo de formação.

h) A carga horária total da formação varia entre um mínimo de 3100 horas e um máximo de 3440 horas. De modo a não ultrapassar a carga horária máxima do total da formação, deve ajustar -se a carga horária da formação em contexto de trabalho em função da carga horária das UFCD da componente tecnológica.

A componente de formação em contexto de trabalho (FCT), realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo ou no final da formação, enquanto experiências de trabalho, designadamente sob a forma de estágio, integrando um conjunto de atividades profissionais que visam a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.

Esta componente poderá ser desenvolvida no âmbito do programa ERASMUS+.

 

O projeto da PAP centra-se em temas e problemas perspetivados e desenvolvidos pelo aluno em estreita ligação com os contextos de trabalho e realiza-se sob orientação e acompanhamento de um professor ou formador.

A PAP consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.

 

A avaliação incide sobre os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver no âmbito das disciplinas respeitantes a cada uma das componentes de formação, no plano de trabalho da FCT e na PAP;
Sobre os conhecimentos, aptidões e atitudes identificados no perfil profissional associado à respetiva qualificação.

A avaliação assume carácter diagnóstico, formativo e sumativo, visando, designadamente:

  • Informar o aluno e o encarregado de educação e outras pessoas ou entidades legalmente autorizadas, quando for o caso, sobre os progressos, as dificuldades e os resultados obtidos na aprendizagem, esclarecendo as causas de sucesso ou insucesso;
  • Adequar e diferenciar as estratégias de ensino, estimulando o desenvolvimento global do aluno nas áreas cognitiva, afetiva, relacional, social e psicomotora;
  • Certificar a aprendizagem realizada;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do sistema educativo, possibilitando a tomada de decisões para o seu aperfeiçoamento e reforço da confiança social no seu funcionamento.

A conclusão com aproveitamento de um curso profissional obtém-se pela aprovação em todas as componentes de formação, disciplinas e UFCD, bem como na PAP.

A conclusão de um curso profissional confere direito à emissão de:

  1. Um diploma que ateste a conclusão do nível secundário de educação e indique o curso concluído, respetiva classificação final e o nível 4 de qualificação do QNQ e correspondente nível do QEQ;
  2. Um certificado de qualificações, que indique o nível 4 de qualificação do QNQ e correspondente nível do QEQ e a classificação final do curso e discrimine as disciplinas do plano de estudos e respetivas classificações, as UFCD da componente de formação tecnológica e respetivas classificações, a classificação da componente de formação em contexto de trabalho, bem como a designação do projeto e a classificação obtida na respetiva PAP.