INFORMAÇÕES & AVISOS
ATRIBUIÇÃO DE CONECTIVIDADE
De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, apenas os alunos indicados abaixo terão acesso ao hotspot / Cartão SIM:
a) Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado;
b) Aos alunos abrangidos pelo projeto-piloto “Manuais Digitais”;
c) Aos alunos que realizem provas em suporte digital;
Assim, os alunos não abrangidos pelas alíneas anteriores verão o acesso à internet bloqueado centralmente (Pelo Ministério da Educação). Caso a situação dos alunos se altere, no que diz respeito ao Escalão, deverão contactar com a Equipa da Escola Digital, enviando o respetivo comprovativo, para escola.digital@espan.edu.pt
Bloqueio no acesso à Internet nos computadores da Escola Digital – Umbrella
Têm-se registado alguns constrangimentos no acesso à internet nos computadores da Escola Digital, causado pelo software Umbrella.
Para resolver esta situação, aconselha-se a desativação do Umbrella nos equipamentos da Escola Digital.
(…)
Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 – Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.
A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.
Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.
2 – Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.
Informação enviada pela DGESTE a 08/07/2024
PEDIDO DE KIT DIGITAL 24-25
No início de cada ano letivo, a Equipa da Escola Digital procede ao levantamento de necessidades de KiTs Digitais junto dos Diretores de Turma e Professores Titulares de Turma, e efetua as respetivas entregas.
No caso de alunos que cheguem ao AEQB após este processo, os pedidos são feitos pelos respetivos diretores de turma/professores titulares de turma, usando a plataforma de Suporte do AEQB, no espaço dedicado à Escola Digital.
Nota: O AEQB gere a atribuição de cerca de 3000 KITs de alunos e cerca de 350 KITs de docentes, pelo que o processo é moroso. Contamos com a compreensão de todos.
ENTREGA DE KITs 2024 – 2025
Em curso. Encarregados de Educação devem aguardar que os diretores de turma / Professores titulares de turma informem da data de entrega.
LEVANTAMENTO KIT DIGITAL
- O KIT deve ser levantado pelo encarregado de educação ou o aluno, se maior de idade;
- Na impossibilidade de vir à ESPAN nos dias/horários que lhe for indicado, pode contactar a equipa da Escola Digital em escola.digital@espan.edu.pt para ser agendado um horário adequado. A equipa tentará, sempre que possível facilitar este processo.
- Caso não seja possível, pode o encarregado de educação imprimir e preencher o documento de levantamento, no qual dá autorização a outrem para efetuar o levantamento.
DEVOLUÇÃO KIT DIGITAL
Os alunos do 9.º e 12º anos que concluem o seu Ciclo do Ensino e os alunos que vão solicitar transferência do Agrupamento de Escolas têm de devolver o Kit Tecnológico do Programa Escola Digital, ao Agrupamento.
O(a) aluno(a) que frequentar o 12.º ano poderá manter equipamento se realizar Exames na 2.ª fase; deve devolvê-los após a publicação dos resultados. Para tal, deve efetuar um pedido de agendamento à Equipa da Escola Digital do AEQB. O Kit Tecnológico deverá ser entregue pelo Encarregado de Educação, ou pelo aluno quando maior de idade, pois deverá assinar uma declaração em como procedeu à entrega e o estado de conservação do equipamento entregue.
No ato da devolução do equipamento pelos(as) encarregados(as) de educação, o Agrupamento emite o correspondente Auto de Devolução e entrega uma cópia ao/à EE.
Nota – caso num mesmo agregado familiar exista mais do que um kit escola digital, o(a) encarregado e educação ou o(a) aluno(a) quando maior deve certificar-se de que estão a devolver o equipamento correto, devendo, neste caso, ser cuidadamente verificados os números de série dos equipamentos, que constam do Auto de Entrega referente ao(à) aluno(a) que tem de devolver o kit.
- Mochila;
- Computador;
- Transformador;
- Hotspot + cabo de carregamento (Quando aplicável)
- Cartão SIM e Cartão PIN e PUK
- O Kit Tecnológico deve ser devolvido nas condições que resultam de um uso responsável e prudente. Caso tal não se verifique, será efetuado o registo da ocorrência e posterior tratamento pelo Agrupamento;
- Efetuar uma higienização prévia dos equipamentos, cumprindo os cuidados de limpeza apropriados ao tipo de equipamento (Taxa aplicável caso contrário: 10€)
- É importante fazer uma cópia de todos os ficheiros pessoais (documentos, fotografias, vídeos, entre outros). Pode fazer-se uma cópia para uma pendrive, para um disco externo ou para uma drive na cloud (Google Drive, Dropbox, OneDrive, Mega, entre outras).
- O Agrupamento de Escolas de Queluz-Belas, Sintra, não se responsabiliza pela perda de dados pessoais presentes nos Kit Tecnológicos entregues. No respeito pela política de segurança digital e na salvaguarda da privacidade de dados, devem os alunos remover/eliminar todo o tipo de informação pessoal, com especial relevância para as palavras-passe “guardadas” no equipamento; todos os ficheiros pessoais (documentos, imagens, fotografias, músicas e vídeos) e todos os programas licenciados a nível pessoal devem ser excluídos do equipamento;
- Para efeitos de eliminação/exclusão de todos os dados pessoais, o Agrupamento de Escolas de Queluz-Belas, Sintra não recebe equipamento que não tenha sido sujeito a uma reposição de fábrica;
- A reposição do sistema irá apagar todos os ficheiros pessoais do disco;
- No ato da entrega, os computadores devem ser abertos na tela inicial para certificação da reposição de fábrica por parte dos utilizadores; é recomendado que o computador seja entrega com alguma percentagem de bateria.
A equipa responsável pela recolha irá proceder às seguintes ações obrigatórias, que poderão ou não levar algum tempo dependo do estado do equipamento (estima-se um tempo para entrega de 15-20 minutos por Kit).
- Verificar o n.º de série e n.º de imobilizado;
- Inspecionar o estado de higiene e conservação dos bens devolvidos;
- Inspecionar o estado geral físico de todos os bens;
- Verificar o estado funcional do equipamento
- Questionar o encarregado de educação e/ou aluno, se maior de idade sobre eventuais problemas que tenham conhecimento e se existirem proceder ao seu registo;
Será executada uma verificação do funcionamento dos equipamentos no momento da devolução: Estes serão verificados um a um e, caso haja algum problema, a sua devolução será rejeitada, não sendo possível requisitar novo KIT no próximo ano letivo, mesmo que o aluno mude de estabelecimento de ensino. Caso seja registado algum dano no computador, hotspot ou mochila, o Encarregados de Educação terá que custear a reparação/substituição do equipamento. Tabela de preços aplicada no AEQB Em caso de perda ou estrago causado em algum dos equipamentos, o Encarregado de Educação deverá substituir o respetivo equipamento com a exceção do computador que, para efeitos de garantia, será reparado pelo fornecedor (os equipamentos da fase 0 e 1 já se encontram fora da garantia).
A não entrega do Kit Tecnológico emprestado implica:
-
o impedimento de atribuição de novos equipamentos ao aluno/docente;
- Envio de carta registada informando que serão seguidos os trâmites legais até à recuperação dos equipamentos;
-
a participação às autoridades policiais;
- Procedimentos até às últimas instâncias, nomeadamente até ao Ministério Público.
-
a não devolução dos equipamentos em bom estado, ou a não devolução do conjunto ou de parte dos equipamentos resultará no acionamento de obrigações contratualmente previstas por perda ou deterioração dos bens e equipamentos, de acordo com o Auto de Entrega (pontos 2, 3, 5, 9, 10).
APOIO
FAQ – ESCOLA DIGITAL
(Frequently asked questions / Questões Frequentes)
Preciso contactar a equipa da Escola Digital. Como fazer?
A equipa da Escola Digital só pode ser contactada via e-mail para escoladigital@espan.edu.pt
Se necessário, a equipa faz um agendamento.
O que é?
A primeira fase, contemplou a distribuição dos seguintes kits, aos alunos de Ação Social Escolar:
- kit de computador – computador portátil, auscultador com microfone (headset) e uma mochila.
- kit de conetividade – hotspot (router) e um cartão SIM de dados, uso exclusivamente em contexto educativo e de modo responsável. É disponibilizado um pacote de 12GB de dados por mês. Se acabar o plafond, há a possibilidade de reforço com carregamentos adicionais através das caixas Multibanco, da responsabilidade do Encarregado Educação, que assume a despesa.
A segunda fase, fase atual, contempla a atribuição aos restantes alunos.
Como usar os equipamentos?
A entrega destes equipamentos aos alunos é temporária e gratuita e destina-se a ser usada, exclusivamente, para fins do processo de ensino e aprendizagem do aluno. Portanto, o aluno é livre para usar o equipamento para estudar, fazer trabalhos, pesquisar, comunicar com os colegas e professores, desenvolver as suas aprendizagens.
Como se processa a cedência?
Cada Encarregado de Educação (ou representante) toma conhecimento e assina um “Auto de Entrega” dos equipamentos, no ato de levantamento que, entre outras, contém os direitos e deveres de utilização a que está obrigado. Aqui podem analisar toda a informação que aparece nos Autos que são gerados, depois do processamento e atribuição do kit digital ao Aluno e Professor:
- Exemplo de Auto do Aluno
- Exemplo de Auto do Docente
Quais as vantagens de utilização do KIT Escola Digital?
- Possibilidade de utilização de um conjunto de equipamentos de forma gratuita
- Utilização de internet móvel gratuita (usada responsavelmente)
- Potenciar as aprendizagens dos alunos, correspondendo às solicitações dos professores e da escola
- Preparação para o futuro da Escola (por exemplo, desmaterialização dos manuais escolares, realização de avaliação em modo digital,…)
- Capacitar o aluno para a literacia digital
Como posso pedir um KIT digital para o meu educando?
Deve informar o Diretor de Turma ou o Professor Titular de Turma, que fará o pedido à equipa da Escola Digital.
Quando devolver o KIT?
- Os equipamentos têm que ser devolvidos:
- na data de conclusão do primeiro ciclo do ensino básico, na data de conclusão do terceiro ciclo do ensino básico, na conclusão do Ensino Secundário.
- na situação de transferência para outro Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada.
Os equipamentos devem ser devolvidos nos prazos estipulados pelo AEQB, conforme informação a divulgar.
Quais as obrigações do Encarregado de Educação/Aluno/Docente?
- zelar pela conservação dos equipamentos
- restituir em boas condições os equipamentos no final do tempo estipulado
- suportar os custos de reparação caso haja danos provocados por mau uso.
- informar sempre que ocorrer perda, avaria ou roubo
- apresentar queixa na GNR se o equipamento for furtado e entregar comprovativo na escola
- não instalar ou desinstalar programas, a não ser com autorização da Escola.
- não ceder ou emprestar o equipamento a terceiros.
Qual a disponibilidade do AEQB?
- Elaboração de tutoriais e vídeos de apoio para trabalhar com os programas contidos no computador;
- Existência de página de informação sobre a Escola Digital
Quem pode levantar os equipamentos?
- Os equipamentos só podem ser levantados pelo Encarregado de Educação ou por um adulto de referência indicado pelo Encarregado de Educação. No ato de entrega o encarregado de educação terá de assinar o auto de entrega.
Assistência Técnica
- O que fazer quando tenho um problema técnico com o meu PC?
O AEQB não presta assistência técnica ao equipamento da escola digital. O Encarregado de Educação deve procurar apoio nas lojas da especialidade da sua preferência.
Devoluções
- Quero devolver o meu KIT digital. O que fazer?No final de cada ano letivo há sempre lugar a devoluções de 4º, 9º e 12º Ano. Pode aguardar que a Equipa da Escola Digital defina datas para efetuar essa entrega. Caso não possa esperar, deve contactar a Escola Digital do AEQB para efetuar um agendamento através do e-mail escola.digital@espan.edu.pt.
Roubo ou Perda
- Roubo ou Perda: Informar com urgência o Agrupamento e a PSP.
- Em caso de roubo ou perda deve registar o boletim de ocorrência junto das autoridades locais, e informar o AEQB, apresentando o documento para que se possa solicitar o bloqueio dos equipamentos.
APOIO TÉCNICO
Reposição de Imagem
Documento de apoio: Reposição de Imagem Vídeo: LINK AQUI
Configuração de Hotspots
O AEQB divulga os folhetos de configuração dos HotSpot dos Equipamentos tipo I e III. As configurações definidas são necessárias para que os HopSpot funcionem: