Projeto EPAS – Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu.

O Agrupamento de Escolas integra o Programa EPAS – Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, uma iniciativa educativa do Parlamento Europeu que tem como finalidade aproximar os jovens da União Europeia, promovendo uma cidadania ativa, informada e participativa.
O Programa EPAS pretende ligar escolas, professores e alunos ao Parlamento Europeu, aos seus deputados e aos gabinetes de informação, promovendo o conhecimento sobre a democracia parlamentar europeia, o funcionamento das instituições da União Europeia e os seus valores fundamentais, como a democracia, os direitos humanos, a igualdade e a solidariedade.
No âmbito do EPAS, alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário, incluindo cursos profissionais, e professores assumem o papel de embaixadores do Parlamento Europeu. Ao longo do ano letivo, serão desenvolvidas atividades que visam aprofundar o conhecimento sobre a União Europeia e o impacto das decisões europeias no quotidiano dos cidadãos.
O projeto contempla o desenvolvimento de diversas iniciativas, tais como:
- utilização de recursos pedagógicos sobre cidadania europeia e democracia parlamentar;
- dinamização de debates, projetos colaborativos e campanhas de sensibilização;
- criação e manutenção de um Info Point sobre a União Europeia e o Parlamento Europeu;
- organização de atividades relacionadas com o Dia da Europa;
- participação em eventos e atividades online e presenciais com outras escolas da rede EPAS.
A participação no Programa EPAS contribui para o desenvolvimento de competências essenciais nos alunos, como o pensamento crítico, a comunicação, o trabalho em equipa e o exercício de uma cidadania democrática responsável e ativa.
Este projeto reforça o compromisso do Agrupamento com uma educação de qualidade, promotora dos valores europeus e da formação de cidadãos conscientes, informados e preparados para intervir de forma ativa na sociedade.
Ser uma Escola Embaixadora do Parlamento Europeu é assumir, desde a escola, um papel ativo na construção do futuro europeu.
