OFERTA FORMATIVA 2024-2025
REGULAR
ENSINO REGULAR
7 escolas com Pré-Escolar, 9 escolas com 1º CEB; 2 escolas com 2º e 3º CEB e 1 escola com Ensino Secundário.
PROFISSIONAL
PROFISSIONAL
Quatro cursos do Ensino Profissional, disponíveis na Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto.
EFA
PLA
ENSINO REGULAR
A educação pré-escolar destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico e é ministrada em estabelecimentos de educação pré-escolar.
A frequência da educação pré-escolar é facultativa.
Escolas do agrupamento com educação Pré-escolar:
Escola Básica Nº 3 de Belas
Rua do Campo
2605-206 Belas
214 314 426
coord.belas3@espan.edu.pt
Escola Básica Nº 5 de Belas
Eng. José Sousa Santana Marques
2605-194 Belas
214 353 074
coord.belas5@espan.edu.pt
Escola Básica Mário Cunha Brito
Rua Costa Reis
2605-206 Belas
214 313 382
coord.mcbrito@espan.edu.pt
Escola Básica Pego Longo
Bairro do Pego Longo
Rua da Escola
2605-122 Belas
214 365 488
coord.plongo@espan.edu.pt
Escola Básica do Pendão
Largo do Alto dos Moínhos
2745-017 Queluz
214 343 200
coord.pendao@espan.edu.pt
Escola Básica de Queluz Nº 2
Av. Paiva Couceiro
Queluz
214 357 357
coord.queluz2@espan.edu.pt
O ensino básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os cidadãos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.
O ensino básico é universal, obrigatório e gratuito e tem a duração de nove anos.
O ensino básico compreende três ciclos sequenciais, sendo o 1.º de quatro anos, o 2.º de dois anos e o 3.º de três anos, organizados nos seguintes termos:
- No 1.º ciclo, o ensino é globalizante, da responsabilidade de um professor único, que pode ser coadjuvado em áreas especializadas;
- No 2.º ciclo, o ensino organiza-se por áreas interdisciplinares de formação básica e desenvolve-se predominantemente em regime de professor por área;
- No 3.º ciclo, o ensino organiza-se segundo um plano curricular unificado, integrando áreas vocacionais diversificadas, e desenvolve-se em regime de um professor por disciplina ou grupo de disciplinas.
1 – A articulação entre os ciclos obedece a uma sequencialidade progressiva, conferindo a cada ciclo a função de completar, aprofundar e alargar o ciclo anterior, numa perspetiva de unidade global do ensino básico.
2 – Os objetivos específicos de cada ciclo integram-se nos objetivos gerais do ensino básico, nos termos dos números anteriores e de acordo com o desenvolvimento etário correspondente, tendo em atenção as seguintes particularidades:
a) Para o 1.º ciclo, o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social, das expressões plástica, dramática, musical e motora;
b) Para o 2.º ciclo, a formação humanística, artística, física e desportiva, científica e tecnológica e a educação moral e cívica, visando habilitar os alunos a assimilar e interpretar crítica e criativamente a informação, de modo a possibilitar a aquisição de métodos e instrumentos de trabalho e de conhecimento que permitam o prosseguimento da sua formação, numa perspetiva do desenvolvimento de atitudes ativas e conscientes perante a comunidade e os seus problemas mais importantes;
c) Para o 3.º ciclo, a aquisição sistemática e diferenciada da cultura moderna, nas suas dimensões humanística, literária, artística, física e desportiva, científica e tecnológica, indispensável ao ingresso na vida ativa e ao prosseguimento de estudos, bem como a orientação escolar e profissional que faculte a opção de formação subsequente ou de inserção na vida ativa, com respeito pela realização autónoma da pessoa humana.
3 – Em escolas especializadas do ensino básico podem ser reforçadas componentes de ensino artístico ou de educação física e desportiva, nem prejuízo da formação básica.
4 – A conclusão com aproveitamento do ensino básico confere o direito à atribuição de um diploma, devendo igualmente ser certificado o aproveitamento de qualquer ano ou ciclo, quando solicitado.
Escolas do agrupamento com Ensino Básico – 1º CEB:
Escola Básica Nº 2 de Belas
Rua Alice Vieira
2605-108 Belas
214 310 562
coord.belas2@espan.edu.pt
Escola Básica Nº 3 de Belas
Rua do Campo
2605-206 Belas
214 314 426
coord.belas3@espan.edu.pt
Escola Básica Nº 5 de Belas
Eng. José Sousa Santana Marques
2605-194 Belas
214 353 074
coord.belas5@espan.edu.pt
Escola Básica Mário Cunha Brito
Rua Costa Reis
2605-206 Belas
214 313 382
coord.mcbrito@espan.edu.pt
Escola Básica Pego Longo
Bairro do Pego Longo
Rua da Escola
2605-122 Belas
214 365 488
coord.plongo@espan.edu.pt
Escola Básica Pendão
Largo do Alto dos Moínhos
2745-017 Queluz
214 343 200
coord.pendao@espan.edu.pt
Escola Básica de Queluz Nº 2
Av. Paiva Couceiro
Queluz
214 357 357
coord.queluz2@espan.edu.pt
Escolas do agrupamento com Ensino Básico – 2º e 3º CEB:
Escola Básica 2/3 Prof. Galopim de Carvalho
Largo da Boa Esperança
745-378 Queluz
214 342 010
Coord.pgcarvalho@espan.edu.pt
Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (ESPAN)
Avenida Paiva Couceiro
2745-190 Queluz
214 343 200
geral@espan.edu.pt
CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS
Escolas do Agrupamento de Queluz-Belas com Cursos Científico-Humanísticos:
Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto (ESPAN)
Escola Secundária Padre Alberto Neto – Queluz
Av. Paiva Couceiro
2745-190 Queluz
www.espan.edu.pt
214 343 200
geral@espan.edu.pt
ENSINO SECUNDÁRIO - ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
PONTOS DE CRÉDITO: 182,25
Saídas Profissionais
- Técnico/a de Informática;
- Técnico/a de Sistemas;
- Programador/a de Software;
- Web Developer;
- Gestor/a de Conteúdos;
- Help Desk;
- Gestor/a de Redes.
Locais para exercer atividade
Empresas de desenvolvimento Web;
Software Houses;
Empresas de serviços para a Internet;
Lojas de venda de material informático;
Empresas de média e grande dimensão que usam plataformas informáticas.
PONTOS DE CRÉDITO: 193,50
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Assegurar a aplicação dos procedimentos técnico – administrativos necessários à elaboração, aplicação e atualização, dos instrumentos gerais de gestão, na empresa ou serviço público.
Atividades a desempenhar:
- Recolher, selecionar e preparar a informação contabilística e financeira, para posterior análise e cumprimento das obrigações da gestão
- Colaborar na identificação das necessidades de aprovisionamento e na escolha de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento da atividade da empresa ou serviço público
- Colaborar no desenvolvimento da política de marketing
- Colaborar na organização e controlo dos procedimentos definidos para a aplicação e a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade
- Executar e/ou assegurar a execução de tarefas administrativas de apoio à gestão de recursos humanos
Saídas Profissionais
Locais para exercer atividade
- Financeiro
- Retalho
- Indústria
- Serviços
PONTOS DE CRÉDITO: 189,00
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Desenvolver e integrar as ferramentas de computação gráfica na realização de ambientes virtuais.
Atividades a desempenhar:
- Produzir elementos virtuais para visualização tridimensional nas áreas de arquitetura, engenharia, urbanismo, promoção imobiliária, design, televisão, cinema e publicidade
- Elaborar peças desenhadas para apoio a gabinetes e empresas de projetos
- Interpretar e analisar desenhos técnicos tendo em conta a observância de normas e regulamentos existentes, aumentando as capacidades analíticas
- Produzir desenho livre, imagens, elementos animados e processos interativos de apresentação e visualização tridimensional
- Colaborar em estudos diversos através da materialização tridimensional virtual
- Produzir dossiers de apresentação e comunicação bem como elementos interativos tridimensionais
- Integrar modelação tridimensional em fotografias e captação vídeo real para análise das variantes ambientais/ecológicas no impacto de projetos de arquitetura, engenharia e urbanismo, promoção imobiliária, design, televisão, cinema e publicidade
- Efetuar edição e pós-produção vídeo para apresentação e divulgação em plataformas virtuais
Saídas Profissionais
Modelado/animador 3D
Motion designer 3D
Desenhador/a de arquitetura/engenharia
Design de interiores e equipamento
Design de jogos digitais
3D artist
Visualização científica 3D
Locais para exercer atividade
Ateliês de arquitetura, design e publicidade
Gabinetes de apoio técnico
Produtoras de televisão e cinema, editoras de ilustração e animação digital
Edição de ilustração científica
Produtoras de jogos digitais e animação multimédia
PONTOS DE CRÉDITO: 189,00
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Criar animações de imagens, manual ou digitalmente, a conceber o grafismo e o movimento em 2D / 3D, dotando os acontecimentos, objetos, ações e os gestos das personagens, de uma aparência de vida, utilizando as técnicas, os suportes e os requisitos artísticos necessários.
Atividades a desempenhar:
Criar os personagens, objetos, acessórios, veículos, cenários e ambientes em 2D ou em 3D de um produto de animação através de uma série de imagens sucessivas que decompõem a narrativa em fases, planos e sequências
Criar os modelos que definem os parâmetros expressivos dos movimentos dos personagens assim como a criação das fases principais, intermediárias e complementares da animação dos personagens
Organizar, dirigir e acompanhar todos os trabalhos de execução e da montagem necessários à realização de uma animação em 2D / 3D conforme aos critérios técnicos adotados e aos requisitos artísticos exigidos.
Saídas Profissionais
- Assistente de produção, realização e animação
- Ilustrador/a, técnico/a de animação 2d e 3d
- Artista gráfico
- Animador/a
Locais para exercer atividade
- Agências de publicidade
- Gabinetes de marketing/comunicação
- Produtoras de conteúdos, cinema e animação
- Produtoras de jogos
Os Cursos Profissionais destinam-se aos alunos que tenham concluído o 9.º ano de escolaridade e que procurem um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho, não excluindo a hipótese de, mais tarde, prosseguires estudos.
A carga horária organiza-se segundo unidades letivas de 50 minutos.
Os Cursos Profissionais têm uma estrutura curricular organizada por UFCD’s, o que permite maior flexibilidade.
O plano de estudos compreendem três componentes de formação:
- A componente sociocultural;
- A componente científica;
- A componente técnica.
A componente de formação técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.
O plano de estudos dos cursos profissionais é o seguinte:
(a) Número de horas de formação. Carga horária não compartimentada pelos três anos do ciclo de formação a gerir pela escola, no âmbito da sua autonomia pedagógica, acautelando o equilíbrio da carga anual de forma a otimizar a gestão modular e a formação em contexto de trabalho.
(b) O aluno escolhe uma língua estrangeira. Se tiver estudado apenas uma língua estrangeira no ensino básico, inicia obrigatoriamente uma segunda língua no ensino secundário.
(c) Disciplinas científicas de base em função das qualificações profissionais a adquirir.
(d) Disciplinas de natureza tecnológica, técnica e prática estruturantes da qualificação profissional visada.
(e) A formação em contexto de trabalho visa a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para a qualificação profissional a adquirir.
A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) integra um conjunto de atividades profissionais desenvolvidas sob coordenação e acompanhamento da escola, que visam a aquisição ou o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso frequentado pelo aluno.
A Formação em Contexto de Trabalho realiza-se em empresas ou noutras organizações, sob a forma de experiências de trabalho por períodos de duração variável ao longo da formação, ou sob a forma de estágio em etapas intermédias ou na fase final do curso.
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste na apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, consubstanciado num produto, material ou intelectual, numa intervenção ou numa atuação, consoante a natureza dos cursos, bem como do respetivo relatório final de realização e apreciação crítica, demonstrativo de conhecimentos e competências profissionais adquiridos ao longo da formação e estruturante do futuro profissional do aluno.
Sobre os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver no âmbito das disciplinas respeitantes a cada uma das componentes de formação e no plano de trabalho da FCT;
Sobre os conhecimentos, aptidões e atitudes identificados no perfil profissional associado à respetiva qualificação.
A avaliação assume carácter diagnóstico, formativo e sumativo, visando, designadamente:
- Informar o aluno e o encarregado de educação e outras pessoas ou entidades legalmente autorizadas, quando for o caso, sobre os progressos, as dificuldades e os resultados obtidos na aprendizagem, esclarecendo as causas de sucesso ou insucesso;
- Adequar e diferenciar as estratégias de ensino, estimulando o desenvolvimento global do aluno nas áreas cognitiva, afetiva, relacional, social e psicomotora;
- Certificar a aprendizagem realizada;
- Contribuir para a melhoria da qualidade do sistema educativo, possibilitando a tomada de decisões para o seu aperfeiçoamento e reforço da confiança social no seu funcionamento.
A conclusão com aproveitamento de um curso profissional obtém-se pela aprovação em todas as disciplinas, na FCT e na PAP.
A conclusão de um curso profissional confere direito à emissão de:
Um diploma que certifique a conclusão do nível secundário de educação e indique o curso concluído, respetiva classificação final e o nível de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações;
Um certificado de qualificações, que indique o nível de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e a média final do curso e discrimine as disciplinas do plano de estudo e respetivas classificações finais, os módulos das disciplinas da componente de formação técnica, a designação do projeto e a classificação obtida na respetiva PAP, bem como a classificação da FCT.